Uma das cervejas artesanais mais complexas e charmosas é a Russian Imperial Stout. Uma cerveja extremamente complexa por envolver uma cerveja intensa em malte, lúpulo, corpo e teor alcoólico, o que caiu nas graças do povo russo.

Em termos históricos, o estilo possui uma trajetória parecida com a Indian Pale Ale, visto que suar origem está associada as rotas de viagens e na conservação das cervejas em longos percursos. No séc XVIII, Catarina II, a imperatriz da Rússia em viagem à Inglaterra ficou fascinada com as cervejas Porters inglesas e solicitou o envio delas para a corte russa. As cervejas não resistiram à viagem e estragaram. Inspirados na solução encontrada para dar maior resistência à validade das cervejas utilizadas nas Pele Ales para que se chegassem às índias, a adição de mais lúpulos, este estilo também foi criado nessa mesma perspectiva. Ou seja, assim a IPA foi criada para aumentar sua validade em longas viagens, a Russian Imperial Stout acabou sendo uma variação da mesma estratégia, só que para uma cerveja escura que passou a ser mais carregada no lúpulo e no teor alcoólico.

O desafio para um cervejeiro artesanal em produzir uma cerveja como essa em casa, muitas vezes é compreendido como ousadia, mas na realidade, com um pouco de experiência já é possível arriscar uma brassagem do estilo.

Buscando-se algo mais no estilo, o Villas - Universo Cervejeiro acrescentou adjuntos como café e cacau em pó, que tem se tornado algo cada vez mais comum na produção de cervejas, não só escuras, mas principalmente nestas. O resultado foi um surpreendente sabor. Cerveja com café, cerveja com cacau ou chocolate, não só é possível de se fazer em casa, como pode abrir novas perspectivas para o cervejeiro caseiro.

O passo a passo dessa produção pode ser acompanhado em nosso canal do YouTube, confira no link abaixo!