Produzir cervejas artesanais é sempre uma experiência muito interessante. Primeiramente precisa-se de uma receita. Algumas pessoas usam receitas específicas, kits com receitas prontas onde os insumos básicos já vêm pré-estabelecidos, e há aqueles que buscam desenhar sua própria receita. Nesse último caso deve-se fazer uma pesquisa sobre o estilo definido, o perfil desejado, e quando temos aplicativos de simulação de receitas, testar a combinação de vários insumos para ver se a simulação alcançará o perfil almejado.

A princípio esse processo parece um pouco difícil, mas com pouco tempo de prática é possível que você já esteja aventurando-se a elaborar suas próprias receitas. Outra questão importante são os processos de fabricação e muitas vezes esses processos são realizados em grupos que durante a produção discute, diverte e inclusive degusta outras cervejas tornando-se a atividade ainda mais prazerosa.

Nesse período de isolamento social uma experiência interessante foi realizada entre dois primos. Um residente na Irlanda e outro no Brasil e ambos cervejeiros caseiros. Aproveitando-se dos momentos das mídias sociais e de um canal do YouTube Villas – Universo Cervejeiro, inspiraram-se num estilo típico da Irlanda, a Irish Red Ale e resolveram fazer uma Live no YouTube (Link do Vídeo no final do texto) produzindo simultaneamente este mesmo estilo de cerveja.

Ao longo de quase 06 horas Rafael Villani e Luiz Vilani fizeram as respectivas brasagens discutindo-se as diferenças de acesso a insumos, materiais, custos, processos de produção, equipamentos, e outras curiosidades, inclusive interagindo com amigos, familiares e público que acompanhou o processo. Tudo isso foi realizado num ambiente descontraído, tomando suas cervejas e mostrando que a produção coletiva pode ser algo divertido mesmo à distância, e olha que nesse caso uma longa distância entre estes países.

Para facilitar aos que possuem interesse de conferir um vídeo tão longo, foi feito um índice contendo a descrição de cada etapa do processo na descrição do vídeo da Live 1, o que proporciona aos interessados em clicar no índice e ir já para a respectiva posição do vídeo.

Na sequência, o vídeo #14 do Canal exibe o processo de envase na Irlanda (Link no final do texto) e na Live 2 (Link no final do texto), eles puderam abrir suas cervejas e comparar os resultados, obviamente num clima ainda mais descontraído, pois nesse caso exclusivo à degustação.

A experiência, não se sabe se inédita, mas a possibilidade de cervejeiros começarem a criar meios para não se sentirem sozinhos nesse processo de isolamento social pode ser uma ótima alternativa para reunir amigos para se divertir à distância e manter a motivação de produzir cerveja em casa nesse período. Fica a dica!