Bruxelas, capital da Bélgica, um país onde a cerveja foi considerada um patrimônio imaterial da humanidade pela UNESCO, revela muito charme e muita história.

Uma delas é essa pequena cervejaria centenária, que fica no bairro de Anderlecht, e produz o tradicional estilo lambic.

Assim como a localização, a fachada da cervejaria não é um local muito chamativo, mas quando adentramos ao seu portão, que inclusive é mantido fechado mesmo como na foto acima, um novo mundo nos é apresentado. 

No site da cervejaria eles anunciam para abrirmos a porta da Rua Gheude, 56, e então veremos que a Cantillon é uma máquina do tempo. Sem dúvidas, essa é a sensação, a deixar a civilização moderna, adeus ao barulho, adeus ao mundo. Um ambiente simples, aconchegante e com um receptivo absolutamente diferenciado.

Ao abrir a porta já identificamos o bar e  a recepção, ao lado há um pequenino  salão com poucas mesas e cadeiras para receber os clientes. Em nossa visita havíamos comprados o ingressos para uma visita à fábrica. Cerca de 9 Euros, mas dá o direito a degustação de 02 copos de cerveja, uma lambic e outra fruitbeer.

A menina que nos recebeu perguntou em qual língua queríamos nosso guia, eles possuem em inglês, Francês e em espanhol. Como estávamos em casal, optamos por um em inglês e o outro em espanhol. E aí foi um grande diferencial, ela pergunto em qual língua preferíamos receber as orientações sobre a visita, perguntamos se podia ser em espanhol e ela disse que sim. Chamou então nosso guia que inicialmente perguntou de onde éramos, ao dizer que do Brasil, fez questão de ir até o escritório e providenciar a impressão de um Guia traduzido em português.

A visita na realidade é semi guiada ou autoguiada, eles nos levam para o ponto de início, que é a sala de brasagem, no térreo, contam toda a história da cervejaria e explicam como devemos prosseguir a visita. Todos os passos estão numerados no guia e nos ambientes, basta seguirmos as placas indicativas. O próprio guia impresso descreve cada setor, ou seja, depois dessa introdução eles nos deixa à vontade para percorrer, tirar fotos e explorar os ambientes dentro das regras básicas, óbvio.

A Cantillon, é uma cervejaria centenária, fundada em 1900, mas que mantém maquinário e muitos processos originais, o que torna seu processo de produção muito especial. Trata-se de uma fábrica familiar de Cervejas de fermentação espontânea, onde Lambics, Gueuzes, Faros e Krieks são produzidas em processos   verdadeiramente artesanais, ainda em que em uma grande escala. A família Van Roy-Cantillon nos deixa muito à vontade e esse local nos deixou meio que hipnotizados, não queríamos sair de lá.

O Vídeo no nosso canal do YouTube, cujo link está abaixo conta maiores detalhes da visitação à Cervejaria Cantillon e à Bruxelas. Trata-se de um resumo de uma experiência indescritível, cuja história, cultura, receptividade, ambiente e do sabor único dessa cerveja, que assemelha-se mais aos vinhos do que propriamente às cervejas, nos proporciona.