Muitas pessoas possuem dúvidas sobre a moagem dos grãos de cevada para se produzir cerveja em casa. A maioria das "Brew Shops", casas especializadas para venda de insumos cervejeiros, possuem um serviço gratuito de moagem dos grãos.
Na realidade moer os grãos é algo muito simples, o difícil é fazer uma moagem adequada. Sim os grãos maltados de cevada, trigo, aveia ou qualquer outro que possa ser usado na produção de cerveja requerem alguns cuidados em sua moagem. A malteação é um processo que estimula a germinação do grão para que o endosperma, uma substância branca rica em amido, possa ser ativada quando do processo de fabricação da cerveja. É essa substância que permitirá a ação de enzimas para transformar o amido do malte em açúcares fermentáveis quando aquecidas durante a brasagem.
Se jogarmos os grãos inteiros na água quente, o endosperma não será atingido e não haverá a extração desses açúcares e obviamente não produziremos uma cerveja, mas um chá de cevada. Por isso moagem também não deve ser feita de forma a triturar os grãos. Ela deve apenas quebrá-los para que se atinja o endosperma, mas sua casca deve ser preservada.
De uma forma geral temos que evitar reduzir o grão a pó. Para tanto, deve-se observar o perfil do grão, pois é possível fazer uma regulagem que consiga quebrar de forma adequada vários tipos de malte, mas temos sempre que observar se estão passando muitos grãos inteiros pelo moedor ou se está triturando demais os grãos. Isso ocorre porque em função do tipo de moedor, do tamanho dos grãos utilizados e até da torragem desses grãos, é possível ter diferenças.
A regulagem do moedor deve sempre ser realizada com cuidado, principalmente nos processos caseiros, pois eles se desregulam facilmente. Preservar a casca dos grãos é o que permite fazermos uma filtragem natural do mosto à partir da cama de grãos.
Como dica básica, iniciar a moagem aos poucos e ir regulando o moedor até que se obtenha a quebra dos grãos sem triturá-los é o ideal. Mas fazer isso para cada tipo de grão que iremos usar pode atrasar muito nosso processo de produção. Eu geralmente encontro um meio termo, uma regulagem que consiga quebrar qualquer tipo de grão, mas concentro no melhor padrão possível para os maltes pilsen e pale ale, afinal eles são a base para a produção da cerveja e serão determinantes no processo.
A moagem de grãos também produz alguns incômodos, ela pode levantar muita poeira, sujar a casa e num apartamento ou espaço pequeno, isso ainda gera maiores transtornos. Portanto, escolha um local que seja mais fácil de limpar depois.
Uma dica muito legal é improvisar a moagem elétrica. Para quem possui um moedor manual, há possibilidades de improvisar por exemplo uma furadeira elétrica para automatizar o processo de moagem. O vídeo abaixo apresenta uma solução a partir do uso de um parafuso gancho. Confira e tire mais dúvidas!
CLIQUE AQUI E CONFIRA O VÍDEO NO YOUTUBE


0 Comentários