A escola americana tem um importante papel na criação dos estilos de cerveja. Tradicionalmente criado na Inglaterra, o estilo India Pale Ale traz uma história muito interessante das expedições marítimas da Inglaterra no comércio com a Índia. Uma rota que marginava todo o continente africano saindo-se de um clima mais frio e passando por regiões tropicais com altas temperaturas, nessa variação de condições muitas levas de cerveja foram perdidas por estragarem durante as viagens.
Sabendo-se que o lúpulo é um conservante natural, para fins de resistir a essas variações de condições de temperaturas, as cervejas para essas viagens passaram a ser produzidas com maior adição de lúpulos para resistir a toda viagem. Isso deu certo, mas obviamente as cervejas passaram a ter um teor de amargor muito superior ao convencional.
Aqui pode-se fazer um parênteses para lembrar que foi essa rota de comércio que levou ao descobrimento do nosso país, bem, assim conta alguns livros de história, mas independente do que estava por traz disso, o fato é que a IPA foi criada nessa mesma época e portanto cria um certo vínculo também com as Américas.
Esse vínculo, nos Estados Unidos, teve desdobramentos interessantes na exploração do novo território e no desenvolvimento da agricultura, cujas técnicas advindas dos climas originais dos colonizadores ingleses, escoceses e irlandeses, passaram a ser adequadas às novas características das colônias. Hoje temos então lúpulos produzidos nos EUA que possuem diferentes características dos lúpulos ingleses e conferem ao estilo American IPA um sabor diferenciado, mas que concorre em condições de igualdade em termos de qualidade com os diversos estilos cervejeiros.
O vídeo abaixo mostra portanto como elaborar uma receita, passo a passo, em um programa simulador de receitas que calcula as características dos insumos e estabelece uma projeção do perfil esperado pela receita da cerveja em termos do que esperar de amargor, coloração, teor alcoólico e corpo. É possível definir a quantidade de ingredientes, o perfil da mostura e suas relações com a água e a fermentação. Enfim, é o básico, mas talvez possa lhe dar a segurança para se aventurar no processo de elaboração de suas próprias receitas de cervejas com base nos mais diversos estilos. No exemplo, uma American IPA.
0 Comentários